quarta-feira, 16 de maio de 2012

Qual a principal dificuldade das empresas hoje?




Como consultor nos deparamos com as reclamações de sempre dos empresários: Altos impostos, concorrência desleal, dificuldades de encontrar mão de obra qualificada, falta de apoio por parte do governo, variação cambial, conflitos internos  etc... Na verdade estas queixas escondem um problema maior, que é a grande dificuldade das empresas em avaliar constantemente o mercado, monitorar os seus resultados, prever e finalmente mudar. A resistência à mudança tem sido o grande obstáculo para o salto necessário à sobrevivência das empresas nos dias de hoje, em plena era da informação.

            O acesso às informações privilegiadas sempre foi o principal instrumento para a tomada de decisões, o que significava sair na frente. Com o advento da grande rede, informações estão disponíveis a todos e ninguém é dono, pois elas estão em todo o lugar e em lugar nenhum ao mesmo tempo. Esta mesma tecnologia que tornou a Internet possível, cresce e se renova constantemente e velozmente. Lembro da popularização dos notebooks, logo após apareceram os netbooks, que mal foram vistos nas vitrines das lojas, para darem lugar aos tablets, smartphones etc...

            Neste mercado imprevisível e em constante mutação, as empresas não somente precisam estar abertas às mudanças como devem fazê-las muito rapidamente para estarem na frente. Poderiam até dizer que esta situação é mais crítica nas empresas de base tecnológica, no entanto sabemos que o uso, na medida certa, das novas tecnologias tem sido fator diferencial para as empresas, de qualquer tipo e tamanho. As ferramentas de BI (Business Intelligence) são um exemplo disto e tem funcionado como bola de cristal para o reposicionamento e mudanças no planejamento estratégico das empresas. Então, não basta a empresa construir um elaborado planejamento estratégico e monitorá-lo constantemente, é necessário estar preparada para a mudança! Aqui entra o papel do consultor.

            O consultor participa com a sua experiência e através de ferramentas de análise/gestão, indica e apoia a empresa na:  Definição dos processos-chave e flexibilização dos mesmos, análise de tendências do mercado, desenvolvimento de competências, sensibilização e preparação da equipe para a mudança, utilização de ferramentas de coaching para o desenvolvimento de lideranças etc... Ou seja, tornar visível ao empresário uma estrutura sistêmica para a empresa, que seja capaz de superar as expectativas dos clientes, seja rentável e que respeite os anseios e as necessidades dos stakeholders. Você deve estar dizendo: Parece tudo muito bonito de se ler, mas como é possível? Como posso ter uma empresa rentável, que está sempre superando as expectativas dos meu clientes e os anseios dos meus stakeholders? Qual o segredo? Bem, esta pergunta será assunto dos nossos próximos posts.



Edimilson Zambaldi - Consultor Onixx Consultoria Organizacional

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