Como consultor nos deparamos com as
reclamações de sempre dos empresários: Altos impostos, concorrência desleal,
dificuldades de encontrar mão de obra qualificada, falta de apoio por parte do
governo, variação cambial, conflitos internos
etc... Na verdade estas queixas escondem um problema maior, que é a
grande dificuldade das empresas em avaliar constantemente o mercado, monitorar
os seus resultados, prever e finalmente mudar. A resistência à mudança tem sido
o grande obstáculo para o salto necessário à sobrevivência das empresas nos
dias de hoje, em plena era da informação.
O
acesso às informações privilegiadas sempre foi o principal instrumento para a
tomada de decisões, o que significava sair na frente. Com o advento da grande
rede, informações estão disponíveis a todos e ninguém é dono, pois elas estão em
todo o lugar e em lugar nenhum ao mesmo tempo. Esta mesma tecnologia que tornou
a Internet possível, cresce e se renova constantemente e velozmente. Lembro da
popularização dos notebooks, logo após apareceram os netbooks, que mal foram
vistos nas vitrines das lojas, para darem lugar aos tablets, smartphones etc...
Neste
mercado imprevisível e em constante mutação, as empresas não somente precisam
estar abertas às mudanças como devem fazê-las muito rapidamente para estarem na
frente. Poderiam até dizer que esta situação é mais crítica nas empresas de
base tecnológica, no entanto sabemos que o uso, na medida certa, das novas
tecnologias tem sido fator diferencial para as empresas, de qualquer tipo e
tamanho. As ferramentas de BI (Business Intelligence) são um exemplo disto e
tem funcionado como bola de cristal para o reposicionamento e mudanças no
planejamento estratégico das empresas. Então, não basta a empresa construir um
elaborado planejamento estratégico e monitorá-lo constantemente, é necessário
estar preparada para a mudança! Aqui entra o papel do consultor.
O
consultor participa com a sua experiência e através de ferramentas de análise/gestão, indica e apoia a empresa na: Definição dos
processos-chave e flexibilização dos mesmos, análise de tendências do mercado,
desenvolvimento de competências, sensibilização e preparação da equipe para a
mudança, utilização de ferramentas de coaching para o desenvolvimento de
lideranças etc... Ou seja, tornar visível ao empresário uma estrutura sistêmica para a empresa, que seja capaz de superar as expectativas dos clientes, seja
rentável e que respeite os anseios e as necessidades dos stakeholders. Você deve estar dizendo: Parece
tudo muito bonito de se ler, mas como é possível? Como posso ter uma empresa
rentável, que está sempre superando as expectativas dos meu clientes e os
anseios dos meus stakeholders? Qual o segredo? Bem, esta pergunta será assunto dos nossos próximos posts.
Edimilson Zambaldi - Consultor Onixx Consultoria Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário